Melhore seu código c# — parte 1 — a regra do escoteiro!
A Importância da Manutenção de Software: Deixando o Código Melhor do Que Encontramos
Ao atuar no desenvolvimento de software, quanto mais nos aprofundamos em experiência, mais somos colocados à frente de iniciativas de melhoramento de código e aplicações.
Diariamente temos inúmeras tarefas, mas é importante lembrarmos que cada linha de código ficará rodando por muito tempo e é nossa responsabilidade não só escrever código da melhor forma, como refatorar código sempre que encontrarmos algo muito ruim.
Aqui irei falar um pouco sobre alguns pontos onde podemos atuar e melhorar o código que encontramos com o objetivo de criar aplicações que “falem por si mesmas”.
Entendendo o Código Mal Escrito
Quando herdar um código que não segue boas práticas, é comum sentir-se frustrado. No entanto, essa é uma oportunidade valiosa. Ao gastar tempo para entender como o código funciona, podemos identificar áreas que precisam de melhorias. Essa compreensão não apenas facilita a manutenção no curto prazo, mas também ajuda a evitar problemas futuros, tornando a base de código mais saudável.
Vou alterar algo que funciona?
Existe uma velha máxima utilizada muito no Brasil que é “em time que está ganhando não se mexe”, mas será que isso se aplica ao desenvolvimento de software?
Em software podemos ter algo que esteja funcionando, mas mesmo assim podemos:
- ter um desempenho fraco
- consumir um volume muito alto de recursos
- ser de difícil manutenção dada a dificuldade de compreensão
Portanto mesmo funcionando as vezes faz sentido mudar, já que as melhorias justificam os custos !
Como garantir que essa melhoria não vai ser uma “pioria”?
Uma aplicação bem escrita deve ter testes unitários, mas caso não tenha, antes de qualquer mudança é importante implementá-los, e garantir que caso passe a funcionar diferente os testes indiquem a falha evitando que cheguem para uma aplicação em produção !
Para demonstrar as possíveis melhorias, eu levantei alguns pontos interessantes os quais podemos melhorar, irei trazer em cada postagem um ponto diferente, para começar falaremos dos números mágicos.
O Perigo dos Números Mágicos
Um dos problemas mais comuns em código legado que tornam a compreensão do código são os “números mágicos”, mas o que são? já vi muitas coisas por aí, mas é bem comum termos códigos de fornecedores, moedas, códigos de perfis de usuário, códigos de localidade.
Esses valores arbitrários, tornam o código difícil de entender! Podemos com a simples criação de uma tabela de constantes mudar o entendimento do código.
Não é uma boa prática ter identificadores fixados no código fonte, uma vez que tabelas em banco podem mudar, e acarretar em mal funcionamento, mas infelizmente na vida real, muitas vezes temos códigos legados que nos impedem uma melhoria imediata, então que tal apenas melhorar a legibilidade sem implementar mudanças radicais?
Veja exemplo antes:
Longe de ser um código de produção, ou a melhor implementação que já vi, já encontrei algumas coisas similares, mas aqui a idéia é didática, e uma pergunta que fica, é “quem sabe o que é 1, 2, 3, 4” ?
Que tal deixar mais legível ?
Veja exemplo depois da melhoria:
Agora ficou muito mais legível e menos trabalhoso para descobrir o que é cada condição !
Podemos utilizar uma classe estática com constantes, ou até um enum
Gostou do artigo? clique no ícone👏e me siga para ver as próximas publicações !! Quer ver mais conteúdos, acesse minhas redes através do Linktree: https://linktree.com/nizzola