O .NET 9 está à caminho, mas você já utiliza os recursos das versões anteriores? Que tal implementar a 8 e todos os recursos primeiro antes de pensar na 9?
Indiscutivelmente o .NET tem evoluído ano após ano e novas versões são lançadas, desde que o calendário da Microsoft foi alinhado e temos versões LTS alternadas com versões STS, temos sempre uma versão “Par” com duração de 3 anos de suporte, e versões ímpares com 1,5 ano de suporte.
Para quem tem aplicações .NET 7, já fica claro aqui, não vale a pena migrar, até por que seu suporte acaba neste mês de maio de 2024, e se você tem aplicações feitas nele, já planeje migrar para .Net 8!
O .NET 8 foi lançado em Novembro/2023 e trouxe inúmeras novas funcionalidades que podem auxiliar no seu dia a dia, mas você já está usando essa versão? E as suas funcionalidades, você já refatorou seu código para utilizá-las, ou simplesmente mudou de versão mantendo o código como estava (a grande maioria só faz isso) ?
Devemos lembrar que .NET 8 tem suporte de 3 anos, e provavelmente numa mesa de decisão na sua empresa, o que será levado em consideração é que .NET 8 terá o fim do seu suporte em Novembro de 2026 enquanto .NET 9 terá o fim do suporte em maio de 2026 !
Outro ponto importante é que outra versão para substituí-lo deverá vir em novembro de 2025 (.Net 10), ou seja, a 9 será uma versão de prazo curto para a empresa, e irá requerer uma breve substituição devido à perda do suporte e consequentemente das atualizações.
Então ok, vamos migrar para o .NET 8 ! por onde começar?
Muitas empresas ainda não migraram suas aplicações do .Net sequer para as últimas versões, ainda tem muita aplicação rodando feita em .NET 2.2, 3.0, 5, 6 ! Sem dizer quem ainda está no .Net Framework 4.x !
Para começar temos que verificar todas as dependências que as aplicações possuem e ver se elas possuem compatibilidade com .NET 8, depois de verificado, o esquema é começar pela atualização.
Muita coisa mudou do .NET 6 para frente, e se for para migrar uma aplicação de versões anteriores eu recomendaria para ficar mais adequada aos padrões das novas versões, modificar o Program.cs e Startup.cs a fim de trazer dentro da nova formatação limpa e fácil de entender.
Novas features
Definido que vai utilizar .NET 8, vamos ver o que tem de recurso que vai permitir obter algum benefício nesta migração?
Então muita coisa lá atrás pode ser utilizada, por exemplo se a sua aplicação anterior veio do .Net 5 para trás, não era possível utilizar Minimal Api (Conceito introduzido no .NET 6 veja o post aqui).
Se sua aplicação vem do .NET 6 para o 8, lembre-se que no .NET 7, muitas coisas novas também foram introduzidas, vale verificar meus post´s anteriores com:
Além destes benefícios de versões anteriores, no .Net 8 temos disponíveis novas features como:
CollectionExpressions (link)
Keyed Services (link)
Data Anotations (link)
Short Circuit (link)
Primary Constructor (link)
JsonNamingPolicy (link)
O Entity Framework Core inclui aprimoramentos em objetos de tipos complexos, coleções de tipos primitivos, mapeamento de colunas JSON, consultas SQL brutas, lazy loading, acesso a entidades controladas, criação de modelos, conversões matemáticas e outros recursos.
Entre muitas outras features, temos as melhorias de performance, uso de memória, melhoria no garbage collector.
Então antes de se preocupar com .Net 9, tente usar de fato tudo que está disponível até o .Net 8, senão não adianta nada deixar sua aplicação na versão .Net 8 ou 9 mas com um código de .NET 5 !
Gostou do artigo? clique no ícone👏e me siga para ver as próximas publicações !! Quer ver mais conteúdos, acesse minhas redes através do Linktree: https://linktree.com/nizzola